sexta-feira, 20 de março de 2015

Despedida de solteiro(a). Pode?

O matrimônio é uma instituição vinda de Deus, portanto, é algo criado com um propósito, intenção, e tem, em Deus, uma definição única, verdadeira e valiosa. Um dos maiores problemas é a deturpação do homem em relação àquilo que foi criado por Deus. Ou seja, Deus cria e dá o verdadeiro sentido para algo, o homem, por sua vez, manipula e desvia tal instituição do verdadeiro sentido. Uma das consequências básicas é a desvalorização. É quando se perde a referência, o padrão e aquilo que era pra ser algo tão valioso, passa a ser, aos olhos de muitos, como uma coisa qualquer. E em muitos casos, nós cristãos, é que contribuímos para essa desvalorização do que é sagrado. Deixe-me falar um pouco mais sobre isso em relação ao tema proposto.

A “despedida de solteiro(a)” é conhecida por muitos no meio cristão e fora dele. O sentido geral se dá no conceito do que chamamos de “rito de passagem”, é quando se celebra uma “mudança” de situação, período ou status na vida da pessoa. E isso é comum em várias culturas. Então, a ideia geral da despedida de solteiro(a) é celebrar a passagem da vida de solteiro para a vida de casado. O que realmente é uma grande mudança de vida.

Particularmente, não tenho nenhum problema e não vejo nenhuma restrição bíblica para fazer menção e celebrar este período de transição da vida, seja com descontração, brincadeiras, perguntas, conselhos e coisas do tipo. O que acontece muitas vezes é que esta celebração é usada como desculpa para homens e mulheres praticarem coisas que são completamente contrárias à instituição chamada matrimônio e passa a ser mais um culto ao prazer, depravação, desonra, lascívia, impureza e práticas que induzem à imoralidade sexual e a embriaguez. O que parte meu coração é saber que muitos “cristãos” se tornam adeptos ao mesmo tipo de celebração. É triste ver que levam o padrão do mundo para o meio da comunidade cristã e acham normal proceder assim.

Eu lamento pela vida dos que são adeptos a essa ideia, mas a minha dor maior é ver que algo criado por Deus, de uma maneira especial, única, com uma intenção divina, acaba sendo conduzido e tratado pelos homens de forma desonrosa e depravada. É como tomar em suas mãos algo criado no coração de Deus e dizer aos outros que não tem valor algum, desprezando assim quem o criou e aquilo que foi criado. Deus usa o casamento para indicar a redenção em Cristo Jesus, é uma instituição que deve revelar Deus e Sua glória. Eu ainda poderia citar aqui biblicamente centenas de objetivos e propósitos do casamento.

Esta celebração que precede o casamento deveria ser uma “despedida” sim, pois o casal assumirá novas posturas e responsabilidades a partir do momento em que se casarem. Mas deveria ser nutrido e recheado de bons pensamentos e boas atitudes, conselhos, boas lembranças, ainda que com muitas brincadeiras e particularidades femininas e masculinas em seus devidos grupos. Deveria ser uma oportunidade para abençoar a vida de quem está deixando a vida de solteiro(a) e não oportunidade de induzir esta pessoa a cometer atos que são completamente contra ao padrão bíblico para um homem e uma mulher.

Não preciso falar sobre o quanto é imoral e anti-bíblico a contratação (além do incentivo deste comércio) de “stripers” e pessoas que vendem seu corpo para práticas sensuais. Não preciso falar muito para deixar claro o quanto é depravado levar um homem ou mulher que estão à beira de contrair o matrimônio (ou em qualquer situação) a um tipo de programação completamente desonrosa como essa. Na verdade é tempo de dedicar-se ao que é puro, verdadeiro, de boa fama, conduzindo e fortalecendo aqueles que estão neste período tão importante, abençoando a vida de ambos para que eles saibam muito bem o divino presente que é o matrimônio.

Existe um padrão bíblico de masculinidade e feminilidade. Deus não criou todos estes detalhes para serem explorados e compartilhados publicamente. Portanto, existem questões bem particulares e próprias que devem ser exploradas no casamento pelos cônjuges. Mulheres e homens que se submetem a práticas como as citadas acima nestas festas estão deturpando a imagem do ideal de Deus para sua masculinidade/feminilidade. E estão desvalorizando seus corpos, desrespeitando seus cônjuges, incitando a infidelidade, a promiscuidade, lascívia, o culto ao corpo, ao prazer e tantas coisas que são impuras. E além de tudo, o que é pior, desprezando a Deus e aquilo que Ele criou.

Pense um pouco. Compartilhe este texto. E ajude a restaurar o ideal bíblico do casamento.

Que Deus nos ajude!

Willy Menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. The wretched younger lady recounted a sad tale of kidnapping and difficult treatment by lascivious bandits, and described that her stores were locked by a key that had been picked up by a FIFA 16 Coins. We hunted down the man along the seaside and used our trusty chunk of oar (a huge slab of wood we wielded like a club) to pummel him into submission.

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!