Resumo do que aconteceu na Itália no "Punto di Svolta"

-
Olá galera, depois de algum tempo, estou atualizando novamente :D quero contar um pouco do que aconteceu no nosso conhecido "Desafio Radical" na versão italiana chamado "Punto di Svolta".

Foi um presente de Deus pode estar ali. Sai do Brasil com a missão de apoiar a coordenação de uma das 3 equipes de evangelismo do projeto, e assim fomos cada um sabendo o que iriamos fazer ali, mas não sabendo ao certo o que iria acontecer lá. Em nosso primeiro dia de trabalho em terra italiana, mesmo com a diferença do fuso-horário (5 horas) realizamos 24 horas contínua de oração pelo projeto que estávamos a realizar. Dividimos equipes, e cada equipe orava por 4 horas. Manhã, tarde, noite e madrugada em oração. Saimos também a orar pelas ruas onde aconteceria o evangelismo. Logo pela manhã com o término da oração da última equipe, que foi a minha, saimos para o mercado para a primeira ação evangelística. Ali armamos uma tenta, cantamos louvores enquanto outros intercediam, outros entregavam convites com a programação dos eventos, outros evangelizavam, etc... Foi um pouco difícil este primeiro momento por conta da própria cultura do povo italiano, que são mais frios, mais fechados, e também não são acostumados com nenhum tipo de movimento semelhante ao que estava sendo realizado ali. Então era um impacto para a população ver vários jovens, de várias nações, com camisas iguais conversando com eles...

Foi a primeira experiência da Igreja com esse tipo de atividade evangelística, a mesma nunca havia saido antes das 4 paredes para realizar algo do tipo, então o pastor falou que se o projeto parasse por ali já valia a pena porque a igreja se movimentou pra que acontecesse aquilo, e isso foi muito precioso. Mas Deus tinha muito mais ainda pra fazer!

Todas as noites aconteceram eventos em cada área do mapa (que era dividido por equipe), então na primeira noite, na minha área o evento era um som acústico. ( O dia lá era mais puxado porque o sol começava a sair apenas às 21 horas ). Fomos pra lá, realizamos o concerto, mas infelizmente nenhum cidadão italiano permaneceu ali conosco. Havia apenas pessoas do projeto ali e algumas pessoas que passavam. Isso me fez respirar fundo aquele ar frio e orar a Deus, perguntando porquê? e com lágrimas pedindo almas a serem salvas por Ele... Então concluímos mesmo assim a nossa programação e retornamos. Eu tive muito medo neste momento de retornar para o Brasil frustrado.

No dia seguinte oramos especificamente por um motivo, para que nós pudéssemos "cair na graça do povo" você entende isso? pois então, assim como em atos 2.47 ! E foi assim nossa oração e foi assim que Deus fez! Neste dia presenciamos pessoas nos recebendo melhor, pessoas já sorriam pra gente, e isso foi maravilhoso! Neste dia tivemos testemunhos de acontecimentos que nos motivaram mais a persistir. Pessoas foram salvas, pessoas já se interessavam em ouvir o que tínhamos a falar. Neste dia a noite fui fazer a cobertura de um evento que fora realizado na praça, e ali pude presenciar várias pessoas acompanhando as artes que eram apresentadas, malabarismo, swing poi com fogo, entre outros... No fim, uma grande palavra evangelística desafiadora e verdadeira! Quando de repente acontece o apelo e vejo umas 15 pessoas indo a frente para aceitar a Cristo! ALELUIIAAAAAA! Nesta noite eu também chorei, mas foi de felicidade e gratidão a Deus! (da mesma maneira os outros eventos foram maravilhosos nesta noite, e houve salvação também). Pra realidade da Europa, aquilo parecia inacreditável. Mas pra Deus tudo é possível!

Durante todos os dias havia uma equipe de intercessão que ficava na Igreja, orando por cada um de nós, pelos cidadãos, por tudo que diz respeito ao contexto em que estávamos vivendo ali. E assim Deus revelava várias coisas às pessoas da intercessão, e isso também nos fortalecia mais e mais.

Realizamos ali atividades com crianças através de brincadeiras, pessoas pintadas, bonecas, etc... E descobrimos que este era um grande meio de conquistar ainda mais as pessoas. Os pais abriam mais o coração ao ver as crianças se divertindo com pessoas do projeto e isso era uma grande porta para evangelização dos pais e das crianças. E assim também investimos nesta estratégia!

No dia seguinte dividimos 3 equipes; uma pra continuar o evangelismo nas ruas pois ainda não tinham concluído a área do mapa, a outra para realizar apresentações teatrais e a outra para ter um momento de louvor, estas últimas duas fizeram vários momentos em diferentes pontos da cidade. Foi algo muito maravilhoso, pude estar em um momento de louvor na praça pela manhã, com toda a equipe presente, louvando a Deus, e enquanto isso pessoas olhavam admiradas, fizemos um grande círculo e começamos a dançar e um cidadão italiano começou a dançar conosco! isso me alegrou muito :D no evento da noite pudemos ter mais momentos assim, onde outras pessoas italianas se brincavam, cantavam e dançavam conosco. Realmente ali vi que contávamos com a simpatia do povo, conforme oramos a Deus.

No último dia realizamos uma grande marcha pelas ruas da cidade! Foi algo também tremendo :D onde caminhávamos ali pelas ruas, cantando louvores a Deus e orando pela cidade... Caminhamos assim da Igreja até a praça onde realizamos um grande evento de encerramento do projeto e comemoramos ali a vitória de Cristo porque várias almas foram salvas durante o projeto, e outros que ainda serão futuramente!!!

Uma experiência marcante foi poder viver e sentir um pouco do que diz em Apocalípse 7.9 conforme dito por Pr. Vidigal no projeto: "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos;". - Foi tremendo o poder de Deus ali, eu não aguentei e cai no chão em lágrimas ao imaginar e sentir um pouco do que descrevia ali em Apocalípse presenciando o que estávamos vivendo naquele momento onde pessoas de diferentes nações estavam reunidas a adorar a Deus e trabalhar no mesmo propósito. Eu fiquei extasiado nesse momento com o poder de Deus...

Foi muito grande o prazer de conhecer estas pessoas de diferentes nações, e mesmo com a dificuldade de língua nós todos nos entendemos ali e cantávamos juntos, orávamos juntos, trabalhávamos juntos, na mesma fé, no mesmo Espírito! Pude evangelizar alguns jovens tendo o apoio de um intérprete, e também pude falar com os novos convertidos um pouco do que aprendi em italiano. Tivemos também ali um momento em que recebemos um outro convite para retornar a Itália e realizar novamente o mesmo projeto. Que Deus nos ajude nisso!

No dia seguinte foi realizada reunião para tratar do discipulado e também foi feito um encontro na igreja com os novos convertidos. Foi minha última noite ali na Igreja, me deixou muita saudade e a vontade e certeza de retornar para lá!

PÓS-PROJETO.

Depois do projeto Deus nos deu outros grandes presentes. Fomos conhecer a cidade de Milão mais de perto, a arquitetura fantástica do Duomo, etc... No outro dia fomos a Veneza presenciar aquela linda cidade cheia de inspiração... E no dia seguinte conhecer a Suíça, onde conhecemos os Alpes, navegamos pelo lindo lago na cidade de Lugano, presenciamos um pouco daquela linda natureza, onde era impossível não ver a mão de Deus ali. Foi muito bom!

Daí então no outro dia retornamos ao Brasil, com muita saudade já, e como disse, com a certeza de retornar àquela terra.

Obrigado a todos que oraram e oram por nós, pelo projeto e a Itália.

Arrivederci!!!

Willy Menezes



Página inicial