quinta-feira, 23 de março de 2017

"Quem sou eu?" por Dietrich Bonhoeffer

Este poema foi escrito por Dietrich Bonhoeffer na prisão militar de Berlim-Tegel na correspondência em julho de 1944, destinada ao seu amigo Eberhard Bethge. Bonhoffer foi detido em março de 1943, e enforcado 9 de abril de 1945. E em 7 de maio de 1945 a guerra chegou ao fim.

Quem Sou Eu?

Quem sou eu? Seguidamente me dizem
que saio da minha cela
tão sereno, alegre e firme
qual dono de um castelo.

Quem sou eu? Seguidamente me dizem
que da maneira como falo
aos guardas, tão livremente,
como amigo e com clareza
parece que esteja mandando.

Quem sou eu? Também me dizem
que suporto os dias do infortúnio
impassível, sorridente e com orgulho
como alguém que se acostumou a vencer.

Sou mesmo o que os outros dizem de mim?
Ou apenas sou o que sei de mim mesmo?
Inquieto, saudoso, doente,
como um passarinho na gaiola,
sempre lutando por ar, como se me sufocassem,
faminto de cores, de flores, às vezes de pássaros.
Sedento de palavras boas, de proximidade humana,
tremendo de ira a respeito da arbitrariedade
e ofensa mesquinha,
nervoso na espera de grandes coisas,
em angústia impotente pela sorte de amigos distantes,
cansado e vazio até para orar, para pensar, para produzir,
desanimado e pronto para me despedir de tudo?

Quem sou eu? Este ou aquele?
Sou hoje este e amanhã um outro?
Sou porventura tudo ao mesmo tempo?
Perante as pessoas um hipócrita?
E um covarde, miserável diante de mim mesmo?
Ou será que aquilo que ainda em mim perdura,
seja como um exército em derradeira fuga,
à vista da vitória já ganha?

Quem sou eu?
A própria pergunta nesta solidão
de mim parece pretender zombar.
Quem quer que sempre eu seja,
tu me conheces, ó meu Deus,
sou teu.


Manuscrito do poema "Quem sou eu?"

Bonhoeffer escreveu vários livros. Dentre eles, alguns em português:
  • Discipulado
  • Vida em Comunhão
  • Resistência e Submissão
Dietrich Bonhoeffer. Resistência e submissão: cartas e anotações escritas na prisão. São Leopoldo: Sinodal, 2003, p.468-469.
Imagem: http://lendobonhoeffer.blogspot.com.br/2016/05/quem-sou-eu.html

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Mui obrigado por postar tal preciosidade.
    Willy Menezes Uma poesia fantástica.
    Da Pacem Domine!

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!