sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lance fora o medo!


Sabe de uma coisa, dá pra termos uma vida bem melhor! Temos de certa maneira um grande medo do desconhecido, ou melhor, daquilo que pode acontecer conosco, sem que estejamos preparados talvez. Temos um grande medo de cortarmos a corda que nos prende à montanha. O medo faz termos uma vida com tantas preocupações, as vezes nos impede de vivermos o que tanto sonhamos. Este medo vem porque nos falta confiança. Sim, nos falta.

Em alguns casos não sabemos em quem confiar, em outros casos queremos confiar naquilo que vemos, ou em nosso conhecimento humano, em fatos apenas, naquilo que já experimentamos e deu certo. Normalmente é assim.


Lembra quando fala na bíblia que Jesus mandou jogar a rede do outro lado? Eles jogaram. Mas observe, eles eram pescadores profissionais, sabiam muito bem como funcionava aquilo, e acima de tudo, tentaram antes e não deu certo. Mas eles abriram mão da confiança em suas próprias experiências passadas e jogaram a rede, lançando na palavra de Jesus, naquilo que eles não viam, mas confiaram naquela palavra de poder!

Em outro momento, quando Pedro quis andar sobre as águas para ir até Jesus, ele iniciou caminhando, mas em um determinado momento, ao observar as ondas, o vento forte e tudo em sua volta, neste momento ele começou a afundar. Foi quando ele tirou os olhos de Jesus e observou as circunstâncias ao seu redor. Mas ao clamar por Jesus foi salvo!

Sabe, há uma canção muito linda e interessante de uma amiga, e em uma determinada parte da sua música ela diz: “Pra você sorrir, olha a leveza da criança, sem a certeza rir e dança, quanta beleza há na confiança” a música se chama: “Pra você sorrir” de Marcela Taís. (...ver perfil)


Quando ouvi esse trecho veio imediatamente no meu pensamento uma criança que rir, brinca e dança mesmo não tendo a certeza e entendimento de tudo; as vezes nem a certeza de que ficará em pé, ou incertos da provisão para casa, do que comer, vestir... mas tem a confiança por estar perto dos seus pais, e isso é tudo para eles.

Que possamos ser como crianças, leves de coração, a ponto de rir, dança e ser feliz... Embora não tenhamos plena certeza do que irá nos acontecer, mas que tenhamos a confiança de que Deus, o nosso Pai estará ali conosco. E que Ele é a nossa segurança, Ele é tudo para nós!

Que mesmo não vendo os peixes, ou que tenhamos tentado várias vezes, mas que possamos lançar a nossa fé na palavra de Cristo. Que estejamos com os olhos em Jesus, independente das situações. E se um dia estivermos afundando como Pedro, que não venhamos esquecer deste mesmo Jesus. Que possamos sorrir e sermos mais felizes tendo a confiança em Deus. Conheça-o mais e descanse nesta confiança perfeita.

Por uma vida mais simples e feliz,

Willy Menezes - Em Slz, MA.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma atitude: acolher


- Por Willy Menezes


Sabe, perdemos muitas oportunidades de sermos melhores porque falamos muito o que não devemos falar... Julgamos muito, discutimos muito, criticamos muito, fazemos tantas outras coisas muito e fazemos menos aquilo que Deus nos ensina a fazer. É uma triste, mas verdadeira conclusão. Tá, e ficar triste não vai mudar absolutamente nada, é por isso que vim aqui e espero que tu saia também entendendo um pouco mais sobre isso (que eu nem sei ainda como falar, mas Deus sabe).

As vezes é chato quando alguém vem nos falar coisas erradas de algo que entendemos muito bem; e as vezes achamos que entendemos sobre algum assunto, e na verdade não entendemos praticamente nada. Isso sempre vai acontecer em nosso dia-a-dia. O interessante que quero falar é que na maioria das vezes nós pensamos tanto mal a respeito destas pessoas, as vezes julgamos, as vezes criticamos porque não entendem ou sabem de algo da mesma maneira que nós sabemos. Dificilmente acolhemos!

Bem, é aí que eu quero iniciar a conversa rsrsrs ; ) Imagine quantas vezes você já discutiu com alguém, brigou, se alterou por conta de um assunto que você sabia e tinha certeza enquanto ela não fazia ideia do que significava ou não compreendia completamente?

Infelizmente muitas vezes comprometemos uma amizade por conta que a outra pessoa não entende algo como nós entendemos, porque ela não "acha" como nós "achamos", porque ela não imagina algo como nós imaginamos, porque ela não vê algo como nós vemos... Ou seja, diferentes opiniões sobre uma mesma coisa ou assunto... E isso infelizmente acaba em discussões que comprometem!

Sabe, parece tão egoísta querer que as pessoas entendam as coisas da maneira que entendemos. Sem falar que existe tantas outras coisas por trás daquele momento que pode fazer ela entender de maneira diferente... Infância, família, decisões, educação, cultura, etc... Bom, podemos ser muito melhores se em vez de nos afastarmos julgando e criticando, tomarmos a atitude de acolher cada uma destas pessoas que não entendem da mesma forma que entendemos nem pensam da mesma forma que pensamos. É desta forma que podemos ser melhores e bênção na vida delas... Em algum momento nós também não entendemos da maneira correta (e as vezes pensamos que entendemos e não entendemos)...

Deus nos acolhe diariamente, mesmo que de fato nós nem sempre pensamos da maneira que Ele pensa, nem vemos as coisas da maneira que Ele vê. Entenda que em algumas vezes a outra pessoa tem alguma fraqueza em alguma área e isso impossibilita este tal desenvolvimento que as vezes nós cobramos... Entenda que todos os seres humanos são cheios de fraquezas, e que eu e você somos humanos também e sujeitos a fraquezas... Mas que acima destas fraquezas, devemos amar uns aos outros e acolher da maneira que Deus nos acolhe.

Se você vê problema em fazer algo, não despreze aquele que não vê da mesma forma (ainda que você esteja correto). Se você faz algo que confia ser certa sua atitude, e alguém não vê da mesma forma, não o despreze por isso; de igual maneira aquele que não vê da mesma forma não o deve desprezar por tal atitude. Mas uma coisa é certa, cada um tenha sua própria opinião definida em sua própria mente. Aquele que tem dúvidas erra se faz algo com dúvida.

A bíblia nos ensina a poupar de discussões quanto àqueles que tem alguma fraqueza e não entendem da maneira que nós entendemos (assim seremos para outros). Devemos suportar as fraquezas do nosso próximo, e fazer o que é bom e para edificação do mesmo.

Sabe, por muito tempo errei nisto, por muito tempo quis que as pessoas fossem e entendessem diversas coisas da maneira que eu entendia. Hoje sei muito bem que dificilmente isso vai acontecer, mas que eu preciso amá-las da mesma maneira. É isso que Deus requer de mim, não que seja entendido, ou entenda tudo e todos sempre... Sei que faz parte, mas além de tudo, que devo amar meu próximo... Sei que ninguém entenderia o tamanho do sacrifício que Deus fez e este grande amor; e Ele é perfeito.

Se entendermos que nem todos entendem as coisas como nós entendemos, que as pessoas mudam e tem fraquezas, da mesma forma que temos; então podemos amá-las verdadeiramente, então podemos ter amizades verdadeiras.

Por favor, agora pegue a bíblia e leia Romanos capítulo 14 ou clique aqui e leia porque posso escrever algo errado, mas Deus é suficientemente perfeito em tudo. Ele deseja que creia antes em sua Palavra. (o contexto do texto de Romanos fala a respeito dos que são fracos na fé e questões referentes à cultura e observância religiosa, o texto do blog faz referência também a fraquezas referente à fé e todo e qualquer outro assunto ou situações do nosso dia-a-dia)

Por uma vida mais simples e feliz!

Ps.: Quando falo a respeito de nós não discutirmos ou criticarmos, não digo que devemos deixar que todos continuem com pensamentos errados e praticando o que é errado (em algumas situações); mas antes de qualquer coisa, devemos acolher cada um e amar para que neste mesmo amor eu possa instruir, educar e ajudar a desenvolver cada pessoa. Se eu não tiver amor para aceitar da maneira que ela é, tampouco terei amor para ajudá-la a melhorar em algum ponto. Então, de início é melhor que não se discuta, nem critique ou jugue, mas ame primeiramente. E é deste amor que muitos estão precisando, muitos carecem por falta deste amor, que eu e você podemos dar.

Willy Menezes - São Luís, MA.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial