segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Modelo Social do Antigo Testamento (Estudo 01)

Estudo extraído a partir do livro: Modelo Social do Antigo Testamento - Landa Cope

Quero convidar você a juntamente comigo estudar e entender os princípios de Deus para discipular as nações, uma visão resgatada. Iremos entender um pouco do que estamos perdendo na pregação do evangelho, o que deixamos de pregar como evangelho do Reino. Entender um pouco da sociedade de hoje e o papel dos cristãos como influenciadores que devem ser em um contexto geral da vida e para com a sociedade. Será uma série de estudo que faremos juntos, faça parte dessa descoberta! Boa jornada nessa descoberta!

Redescobrindo Princípios de Deus para Discipular as Nações

Vamos redescobrir uma fé que influencia nossas idéias e ações em áreas da sociedade, como Governo, Comunicação, Economia, Educação, Família, etc... Pontos que ao que parece, foi esquecido pela igreja do século XXI.

Através da história, vemos que os cristãos influenciavam, pela sua forma de pensar e agir, as comunidades e nações nas quais viviam. Acreditamos que falta esse tipo de influencia na vida cristã de hoje e gostaríamos de descobrir o porquê.

No livro “O modelo Social do Antigo Testamento” conta o seguinte fato, em que foi mencionada uma análise sobre a influência cristã diante da comunidade. Diz que os “evangélicos” acreditam que são capazes de influenciar para melhor a comunidade onde vivem. Esta é a idéia que talvez cremos.

Se eu perguntasse a você se os cristãos influenciam a comunidade onde vivem, qual seria a resposta? – Independente de qual seja, quero lhe mostrar algo.

Foi definida “evangélica” como a comunidade que possui a maior porcentagem de cristãos que freqüentam a igreja protestante regularmente. (Por sinal, uma boa definição conservadora para “evangélica”).

De acordo com essa definição, Dallas, no estado do Texas, era a cidade mais evangélica dos Estados Unidos naquela época. Dallas possui milhares de igrejas e a grande maioria está lotada.

No documentário o jornalista propôs uma análise dos índices sociais daquela cidade para descobrirmos a “bênção cristã”, na prática, daquela cidade.

Foram apresentados estudos e estatísticas variadas que incluíram crime, segurança nas ruas, justiça, sistema de saúde, índice de mortalidade, educação, empregos, ajuda aos desabrigados, economia, etc... Nada satisfatório para a cidade evangélica.

Ao fim, procuraram os líderes cristãos daquela cidade e perguntaram a respeito destes dados apresentados. Todos, sem exceção responderam a mesma coisa: “Isso não é problema meu, sou um líder espiritual”.

Segundo Landa Cope em seu livro, diz: É necessário somente 20% de uma sociedade com o mesmo ideal para que possa influenciar e até liderar os outros 80% numa determinada direção.

Os valores bíblicos, na sua essência e verdade não estão sendo aplicados hoje pelos cristãos, portanto, não há influência como no princípio e como realmente devemos influenciar.

Como ficam os argumentos e índices missionários sobre a África do Sul, onde se diz que 80% da população é cristã? África como o continente mais evangelizado? Com grande número de igrejas?

O que isso mudou? A doença, pobreza, injustiça, corrupção, o caos continua o mesmo. Essa é a bênção que o evangelho trás a uma sociedade? É assim que as coisas ficam quando o trabalho cristão se cumpre em uma nação? Igrejas implantadas, pessoas evangelizadas, e a grande maioria evangélica.

Alguns destes países estão mais pobres e com problemas depois que o evangelho chegou. Este é o impacto causado pelo cristianismo? Tenho certeza que não. E então, onde erramos?

Deus deu uma revelação a Landa Cope que registra em seu livro o seguinte: “- A devastação que você está vendo é o produto do abandono da Verdade bíblia completa. Pregaram apenas salvação, como se fosse minha única mensagem.”

Pense, reflita. O que temos pregado como evangelho? O que temos vivido como pessoas que seguem a Cristo? - Será que é satisfatório o que vemos hoje, como por exemplo, a cidade mais "evangélica"? - Será que é este o trabalho feito? a nossa missão cumprida? - Será que Deus não se importa com a saúde, educação, economia? - Se importa, porque as coisas pioram? - Precisamos rever nossos princípios e entender um pouco mais do que a mensagem de Deus nos diz. Deus se importa com cada área da nossa vida, o problema é que não anunciamos e não colocamos em prática o restante de toda a mensagem de Deus. Pessoas estão sendo salvas, mas será que é apenas isso que Deus quer? - Deus quer o melhor para nós! A salvação é a entrada no Reino, mas há muita coisa de Deus para nós! - Poderíamos influenciar de maneira muito positiva se colocássemos em prática o que Deus nos fala, por completo, assim, muitas outras pessoas seriam alcançadas pelo povo através da influência positiva diante da sociedade, economia, saúde, educação.


Até o próximo estudo.

Em Cristo,


Willy Menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Compartilhando...

    "...fé que influencia nossas idéias e ações em áreas da sociedade, como Governo, Comunicação, Economia, Educação, Família, etc..."
    Isso é Missão Integral!!

    "O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens"(Pacto de Lausanne).

    Viver a missão integral, que significa pregar e viver o evangelho TODO ao ser como um TODO, sem dividí-lo em corpo e alma/espírito.

    Enfim, o que a igreja (nós) mais precisa entender para ser relevante atualmente é que além de Salvação as pessoas também têm outras necessidades...

    Indico-te duas leituras que devem abordar o mesmo assunto: "O que é Missão Integral?" de René Padilha e o Pacto de Lausanne (Que todo Cristão deveria conhecer).

    Ternos abraços amigo!!!

    ResponderExcluir
  2. Missões vai muito além de palavras. Missões é ação! É dar pão ao necessitado.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Erika pelas indicações. Valeu dani! Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!