terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma atitude: acolher


- Por Willy Menezes


Sabe, perdemos muitas oportunidades de sermos melhores porque falamos muito o que não devemos falar... Julgamos muito, discutimos muito, criticamos muito, fazemos tantas outras coisas muito e fazemos menos aquilo que Deus nos ensina a fazer. É uma triste, mas verdadeira conclusão. Tá, e ficar triste não vai mudar absolutamente nada, é por isso que vim aqui e espero que tu saia também entendendo um pouco mais sobre isso (que eu nem sei ainda como falar, mas Deus sabe).

As vezes é chato quando alguém vem nos falar coisas erradas de algo que entendemos muito bem; e as vezes achamos que entendemos sobre algum assunto, e na verdade não entendemos praticamente nada. Isso sempre vai acontecer em nosso dia-a-dia. O interessante que quero falar é que na maioria das vezes nós pensamos tanto mal a respeito destas pessoas, as vezes julgamos, as vezes criticamos porque não entendem ou sabem de algo da mesma maneira que nós sabemos. Dificilmente acolhemos!

Bem, é aí que eu quero iniciar a conversa rsrsrs ; ) Imagine quantas vezes você já discutiu com alguém, brigou, se alterou por conta de um assunto que você sabia e tinha certeza enquanto ela não fazia ideia do que significava ou não compreendia completamente?

Infelizmente muitas vezes comprometemos uma amizade por conta que a outra pessoa não entende algo como nós entendemos, porque ela não "acha" como nós "achamos", porque ela não imagina algo como nós imaginamos, porque ela não vê algo como nós vemos... Ou seja, diferentes opiniões sobre uma mesma coisa ou assunto... E isso infelizmente acaba em discussões que comprometem!

Sabe, parece tão egoísta querer que as pessoas entendam as coisas da maneira que entendemos. Sem falar que existe tantas outras coisas por trás daquele momento que pode fazer ela entender de maneira diferente... Infância, família, decisões, educação, cultura, etc... Bom, podemos ser muito melhores se em vez de nos afastarmos julgando e criticando, tomarmos a atitude de acolher cada uma destas pessoas que não entendem da mesma forma que entendemos nem pensam da mesma forma que pensamos. É desta forma que podemos ser melhores e bênção na vida delas... Em algum momento nós também não entendemos da maneira correta (e as vezes pensamos que entendemos e não entendemos)...

Deus nos acolhe diariamente, mesmo que de fato nós nem sempre pensamos da maneira que Ele pensa, nem vemos as coisas da maneira que Ele vê. Entenda que em algumas vezes a outra pessoa tem alguma fraqueza em alguma área e isso impossibilita este tal desenvolvimento que as vezes nós cobramos... Entenda que todos os seres humanos são cheios de fraquezas, e que eu e você somos humanos também e sujeitos a fraquezas... Mas que acima destas fraquezas, devemos amar uns aos outros e acolher da maneira que Deus nos acolhe.

Se você vê problema em fazer algo, não despreze aquele que não vê da mesma forma (ainda que você esteja correto). Se você faz algo que confia ser certa sua atitude, e alguém não vê da mesma forma, não o despreze por isso; de igual maneira aquele que não vê da mesma forma não o deve desprezar por tal atitude. Mas uma coisa é certa, cada um tenha sua própria opinião definida em sua própria mente. Aquele que tem dúvidas erra se faz algo com dúvida.

A bíblia nos ensina a poupar de discussões quanto àqueles que tem alguma fraqueza e não entendem da maneira que nós entendemos (assim seremos para outros). Devemos suportar as fraquezas do nosso próximo, e fazer o que é bom e para edificação do mesmo.

Sabe, por muito tempo errei nisto, por muito tempo quis que as pessoas fossem e entendessem diversas coisas da maneira que eu entendia. Hoje sei muito bem que dificilmente isso vai acontecer, mas que eu preciso amá-las da mesma maneira. É isso que Deus requer de mim, não que seja entendido, ou entenda tudo e todos sempre... Sei que faz parte, mas além de tudo, que devo amar meu próximo... Sei que ninguém entenderia o tamanho do sacrifício que Deus fez e este grande amor; e Ele é perfeito.

Se entendermos que nem todos entendem as coisas como nós entendemos, que as pessoas mudam e tem fraquezas, da mesma forma que temos; então podemos amá-las verdadeiramente, então podemos ter amizades verdadeiras.

Por favor, agora pegue a bíblia e leia Romanos capítulo 14 ou clique aqui e leia porque posso escrever algo errado, mas Deus é suficientemente perfeito em tudo. Ele deseja que creia antes em sua Palavra. (o contexto do texto de Romanos fala a respeito dos que são fracos na fé e questões referentes à cultura e observância religiosa, o texto do blog faz referência também a fraquezas referente à fé e todo e qualquer outro assunto ou situações do nosso dia-a-dia)

Por uma vida mais simples e feliz!

Ps.: Quando falo a respeito de nós não discutirmos ou criticarmos, não digo que devemos deixar que todos continuem com pensamentos errados e praticando o que é errado (em algumas situações); mas antes de qualquer coisa, devemos acolher cada um e amar para que neste mesmo amor eu possa instruir, educar e ajudar a desenvolver cada pessoa. Se eu não tiver amor para aceitar da maneira que ela é, tampouco terei amor para ajudá-la a melhorar em algum ponto. Então, de início é melhor que não se discuta, nem critique ou jugue, mas ame primeiramente. E é deste amor que muitos estão precisando, muitos carecem por falta deste amor, que eu e você podemos dar.

Willy Menezes - São Luís, MA.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

  1. Obrigada pela mensagem irmão !

    ResponderExcluir
  2. -
    Oww minha irmã ; ) feliz por ter lido. Deus abençoe \o/ abração!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto lia só me vinha à mente romanos 14. Postagem edificante, willy. Um abraço e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. -
    Aêee, conhecedora da palavra : ) que bom Ju, e obrigado. Um grande abraço pra ti amiga. Bênçãos!

    ResponderExcluir
  5. Me senti agraciada com a palavra! Saudades amigo!! ;*

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto Willy. Obrigada pela benção :D

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus, que seja útil e aplicável em nossas vidas! Obrigado minhas amigas!

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!