quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um pequeno detalhe sobre o amor ao próximo


Outro dia assumi a alguém que agi de maneira errada com uma outra pessoa, eu disse que havia a tratado de maneira ríspida. Logo em seguida, sem demora, a pessoa a qual assumi o acontecido me disse: “Mas você fez isso só porque ela mereceu, não foi?”. E no mesmo momento me veio em mente o quanto isso estava distante dos ensinamentos de Deus, mas parecia ser tão humano, normal e para satisfação humana: justo! 

O primeiro pensamento em nossas mentes normalmente é esse, de dar de acordo com o que recebemos (normalmente ninguém quer ficar por baixo). Pra isso usamos o conceito de justificativa para ter fundamento em nossas atitudes. Então nos achamos na posição de corretos e “fiz isso porque ela fez aquilo”. Nos baseamos em uma verdade, que por sinal pode até ser bíblica. Sim, a verdade é, mas a nossa reação, nem sempre são bíblicas diante das situações.

A bíblia nos ensina a agir de uma maneira completamente diferente: "A ninguém torneis mal por mal" é o que diz em Romanos 12. Esta afirmação não precisa de uma interpretação tão distante, mas precisa de um coração humilde porque normalmente no momento em que estamos certos é que não queremos sair desta posição, porque sabemos que estamos certos. E afinal, temos direito de estarmos assim. 

O difícil é estar certo e “abandonar” este direito por amor, produzindo vida e misericórdia, mas isso requer humildade. Podemos chamar de “renúncia”, “entrega de direito” entre outros, mas você sabe do que estou falando. A situação bíblica citada é bem real e presente em nosso dia-a-dia. Dando-nos o sentido de não retribuir a alguém de acordo com o mal que ela nos fez. E mais adiante, no mesmo capítulo ainda diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Além de tudo, nos ensina a retribuir com o bem, só pra completar! Bem, é só uma verdade bíblica, nada além disso. Mas para mim isso é tudo!

Dar a alguém o que ela merece parece ser bom, justo e correto. Mas sinceramente vejo que isso não tem reproduzido amor algum dentro de nós. Consequência nem sempre parte da justiça humana. Ser justo nem sempre é produzir a devida consequência a alguém. Amar não se faz por atos merecidos, mas é muito mais em dar o amor a alguém, mesmo sem ela merecer. Quando o amor a alguém acaba por ela não merecer mais, duvido bem que tenha sido realmente amor. Entendam que falo do amor como mandamento de Deus a nós em relação a nosso próximo. Não reduzam este amor a um relacionamento de namoro, casamento ou algo parecido. Se pensarmos na vida em ter o que merecemos e em dar o que é merecido, não teríamos nem vez pra estarmos aqui. Pois só estamos por algo que temos e nunca vamos merecer: o amor de Deus!

É, temos muito que aprender ainda.

Por uma vida simples e descomplicada,

Willy menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Tenho procurado, sempre que me lembro, fazer a mim mesma as perguntas: essa pessoa enriquece ou não minha vida? Se enriquece, como demonstrar? Acredito que os gestos de carinho façam bem para quem os recebe; de qualquer forma, para mim faz muito bem tomar consciência de quanto de precioso tenho em minha vida,e as pessoas que dela fazem parte coisa que me enche de gratidão ao Pai.



    ResponderExcluir
  2. Sempre faz bem ao homem examinar-se, avaliando a si mesmo quanto a estas questões e tantas outras. É certo que precisamos de muito mais amor e demonstração em relação a tudo isso. As pessoas fazem parte em nossa vida, e são presentes de Deus também para nós.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!