terça-feira, 17 de março de 2015

Algumas palavras sobre a falta de identidade do homem

Neste mundo cheio de acontecimentos diversos, temos visto, de maneira clara, uma degradação em relação a muitos valores importantes. Percebemos a sociedade caminhando cada vez mais para longe de princípios que sabemos que são fundamentais para a vida. Isso é lamentável, mas existe algo que me incomoda mais ainda, é perceber o homem perdendo sua identidade – o que é mais trágico do que podemos imaginar.

Bom, a primeira coisa a se perguntar é: “quais valores e princípios norteiam sua vida?”. E então dizemos: “princípios e valores bíblicos”. Certo, mas se o homem sabe (ou diz que sabe) quais princípios norteiam sua vida, ele não deve ser apenas um espectador (as vezes até crítico) que vê a sociedade e a mídia caminhando para longe destes princípios. Ele deve ser o homem que não abre mão destes princípios, e, antes de tudo, os vive. Além disso, de for o caso, conduz sua família neles. Mas como disse anteriormente, algo pior tem acontecido - a identidade do homem sendo perdida. Deixa eu lhe falar então um pouco sobre isso.

Hoje temos visto adolescentes e jovens que entendem mais de futebol do que sobre a Escritura. “Homens” que sabem mais sobre jogos e sobre acessórios de carros do que como tratar uma mulher e conduzir um relacionamento de maneira devida. Vemos então meninos que entendem mais de séries, filmes, automóveis, esportes, redes sociais, tecnologia, música, internet e qualquer outra coisa, do que como ser um homem segundo o coração de Deus.

São estes que chegam “de surpresa” no casamento sem entender o papel de um marido. Não dedicaram tempo para aprender como conduzir o casamento de maneira bíblica. Não aprenderam sobre a responsabilidade de homem e sacerdote de um lar, mas talvez saibam muito sobre o campeonato atual, ou sobre qualquer outra coisa. Depois de um tempo chegam os filhos, mas os pais não amaram e não entenderam a importância da paternidade, de ser um pai bíblico para seus filhos. E são estes que, por muitas vezes, separam uma “hora sagrada” (quando não é o dia inteiro) para o futebol, mas não tem nenhum tempo sagrado ao lado da sua esposa e filhos. E isso é lamentável!

Muitas vezes queremos colocar a responsabilidade no governo ou na sociedade, de forma geral. Mas a culpa é nossa que, por muitas vezes, deixamos de abrir a bíblia para aprender o que o SENHOR quer nos ensinar e não dedicamos mais tempo em oração. A culpa é nossa por não entender, muitas vezes, o valor da família e então dedicamos o tempo livre para simplesmente para satisfação pessoal.

A culpa é nossa que não assumimos a responsabilidade de amar nossas esposas como Cristo amou a Igreja e deu sua vida por ela. Então não deixamos nossas esposas satisfeitas, amadas e seguras de que cada uma tem em casa um homem que a ama tanto a ponto de dar a vida por ela. Homem que não pensa mais em si mesmo do que nela e que entende que ela é o ministério prioritário que Deus deu a ele e, portanto, deve zelar e cuidar dela.

A culpa é nossa que não educamos nossos filhos na instrução do Senhor, e então deixamos que suas escolas os ensinem tudo (que presta e que não presta), deixamos que a internet, as redes sociais tomem a maior parte do tempo deles e que passem a semana toda recebendo ensinamentos que, por muitas vezes, são contrários aos preceitos do Senhor, e num único dia, domingo de manhã, queremos que isso seja compensado na sala de EBD. Vamos lembrar que os pais são responsáveis por discipular seus filhos, e isso requer sacrifício, é por isso que muitos não fazem. Os filhos podem aprender de tudo fora de casa, porém, sem nenhum temor, e de forma completamente deturpada.

A culpa é nossa que, por muitas vezes, não honramos nossas esposas e não conduzimos o casamento de forma bíblica, e nossos filhos ficam sem referencial nenhum sobre matrimônio em casa, sobre como um homem deve amar uma mulher (e como uma mulher deve ser amada), e então muitas vezes aceitam e fazem qualquer coisa fora de casa nesta área.

Não quero lhe deixar um texto que você diga: “tudo está perdido!”, mas que possa lhe conscientizar da realidade, contudo, ao mesmo tempo, que lhe dê esperanças para uma mudança, e lhe afirmo, a esperança está em você. Por isso você tem uma oportunidade de parar e pensar um pouco e ainda que você não tenha dito essa instrução ou exemplos em casa, busque-a na Escritura. É possível uma mudança radical.

A bíblia é um livro que fala de Deus. E esse Deus nos ensina, na Escritura, como Ele quer que homens procedam para Sua glória, por isso, busque ser um homem bíblico e não se contente em apenas ser alguém do sexo masculino. Não queira ser nenhum herói ou homem que faça coisas espetaculares. Queira ser um homem de Deus que seja conhecido pelo seu procedimento bíblico e sábio, que seja conhecido pelo fruto do Espírito em você. Ainda que não seja conhecido por todos, mas que seja conhecido por Deus e por quem está ao seu lado. É um desafio para mim e para você!

Nosso objetivo é ser “conforme à imagem de Cristo” (Romanos 8:29). E sendo assim, resplandecer a luz de Deus aqui no mundo; fazendo seu amor e sacrifício conhecido entre todos e em todas as áreas de nossa vida. 

Aos que lutam e se esforçam para serem homens segundo o coração de Deus, um homem bíblico, esposos ou futuros esposos e pais bíblicos, meu desejo de coração é que vocês continuem, e saibam que não estão sozinhos. E que assim ensinem e influenciem outros que estão próximos de vocês.

Que Deus nos ajude!

Para as mulheres que leram, ensinem e incentivem filhos, irmãos, amigos, etc... Indico também:
http://www.mulherespiedosas.com.br/tornado-se-ester/

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. At our support was the game's real-time battle system, which allows you press different important factors on your keyboard while moving your personality around to provide different strokes and FIFA 16 Coins.

    ResponderExcluir
  2. Now, Microsof organization has offered us with a identical spotlight on two more numbers in the encounter, Celine and Curian. These two have a actual record with FIFA 16 Coins; discover out more below.

    ResponderExcluir

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!