quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Santificação: obra de Deus ou do homem?


"...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" 1 Coríntios 1.2

Percebemos no versículo acima dois aspectos importantes sobre "santidade". Paulo saúda a igreja em corinto e escreve aos ‘santificados em Cristo Jesus’ e que estes são chamados para 'ser santos'. O que isso quer dizer?

Ser ‘santificado em Cristo’, significa que nós somos separados em Cristo Jesus. Isso nos mostra uma condição em que nos encontramos. Se refere a uma posição (status) que desfrutamos graças à obra redentora de Jesus . Isso quer dizer que esta santificação não é alcançada por esforços humanos. Isso foi realizado uma única vez e sendo suficiente para sempre. Isso tem a ver com a salvação.

O segundo aspecto que Paulo destaca é que estes ‘santificados em Cristo Jesus’ são chamados para ser santos. E isso significa viver seguindo os passos de Cristo, e viver de maneira digna da vocação que fomos chamados (Ef 4.1). Esta santificação requere esforços diários, mas somente será possível se formos separados em Cristo Jesus. Deve ser evidência viva, na prática, de alguém que foi salvo em Cristo. Isso deve ser realizado constantemente, todos os dias, até que cheguemos na glória. Isso tem a ver com quem é salvo.

Para complementar gostaria de resumir três importantes aspectos da salvação:

1. Somos livres da culpa do pecado - tem a ver com nossa justificação em Cristo (passado)
2. Somos livres do domínio do pecado - tem a ver com nossa santificação diária (presente)
3. Seremos livres da presença do pecado - tem a ver com nossa glorificação em Cristo (futuro)

O desafio

"...todos, a uma voz, gritaram por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios!" Atos 19.34

Quando Paulo escreve à igreja de Éfeso, ele nos mostra como era o entendimento bíblico sobre santidade. E não há padrão melhor para entendermos como devemos viver a santidade nos dias de hoje. Éfeso era uma das maiores cidades do império romano, com uma grande população pagã. Ali viviam os adoradores da deusa Diana, que possuía um templo com 20 metros de altura, e era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

O culto à própria deusa Diana era uma das grandes fontes de economia daquela cidade. A cultura, práticas, costumes e o dia a dia das pessoas que viviam ali eram contrários ao que a bíblia ensina. Além disso, muitas doutrinas contrárias à palavra de Deus eram propagadas naquela cidade.

Somos chamados por Deus para sermos santos e ao mesmo tempo vivermos em “Éfeso”, ou seja, em um local onde os princípios pagãos são praticados. É assim que Paulo chamou aqueles irmãos: "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus" Efésios 1.1

Independentemente de vivermos em uma sociedade corrompida, isso nunca será desculpa para não sermos santos ou para não sermos fiéis. Os irmãos de Éfeso, apesar de todos os desafios, foram chamados para santidade e à fidelidade em Cristo Jesus e desafiados a viver assim. E também nós somos chamados assim.

Willy Menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!