terça-feira, 13 de novembro de 2018

Considerações urgentes sobre o papel do homem no casamento



Nos últimos meses eu tenho sido incomodado com algumas questões relacionadas ao papel do homem no lar. Esse tema ainda é um grande desafio para mim e tenho aprendido a duras penas – minha esposa que o diga! Por outro lado, considero algumas questões inaceitáveis. E até brinco “esse tipo de homem deveria ser preso! ”, é claro que essa não é uma solução razoável, muito menos bíblica. Mas a coloquei apenas para você entender onde vai minha indignação. 

A Bíblia diz que os maridos devem amar a sua mulher como Cristo amou a igreja e se entregou por ela (Ef. 5.25). A partir desse imperativo de Paulo, levando em conta o exemplo de Cristo, gostaria de destacar algumas implicações e responsabilidades do homem no lar.

            Primeiramente, Cristo amou a igreja sob um pacto feito com ela, chamado de nova aliança, portanto, o amor do marido para com a mulher deve ser pactual. O que significa isso? Olhemos para o exemplo de Cristo. O relacionamento entre Cristo e a Igreja não considera circunstâncias nem impõe condições, ele está fundamentado no pacto feito por Cristo. Da mesma forma, o amor entre o marido e a mulher deve ser sob o pacto, ou seja, a aliança que firmaram e que não dependente de circunstâncias, emoções ou condições. E Deus é testemunha desta aliança.

            Em segundo lugar, o marido deve dar sua vida pela mulher. Isso não requer uma ação somente em uma situação crítica de vida ou morte. É evidente que neste momento também. Mas o “se entregar por ela” reflete também uma doação constante pela esposa. Em termos práticos, o marido deve considerar a esposa em primeiro lugar antes de cuidar do que é propriamente seu. Ou seja, antes de nos preocupar com o futebol ou qualquer atividade, devemos nos preocupar se a esposa está satisfeita ou quais suas necessidades para aquele momento ou período. Se qualquer atividade vem em primeiro lugar, isto é, antes da esposa, não estamos a amando como Cristo amou a Igreja, e isso é pecado. Esse princípio deve nortear nossas escolhas e projetos.

            Em terceiro lugar, Cristo amou a Igreja com alimento e cuidado (v. 29). Indo direto na questão prática, isso indica a responsabilidade do marido de levar a esposa à maturidade e protege-la contra ataques físicos e espirituais. O marido deve pastorear sua esposa e levá-la a crescer. A provisão física e espiritual é uma ideia clara aqui!

            Todas as vezes que não priorizamos nossas esposas, ou que dedicamos mais atenção e tempo a qualquer coisa do que a ela, cometemos pecado. Todas as vezes que desejamos satisfazer os nossos próprios desejos e não nos esforçamos para satisfazer os das nossas esposas, cometemos pecado. [Eu acho que não preciso dizer que não estou me referindo a “desejo” pecaminoso, mas resolvi me certificar] A saúde do relacionamento é responsabilidade do marido. É claro que a mulher tem culpas, pecados, e sua parcela, mas isso não exime a responsabilidade do homem. Quando a Bíblia diz que o homem é o cabeça, ela não diz que ele deve se esforçar para ser, pois o “ser cabeça” é um fato. A questão é que tipo de cabeça o marido é. O que foge das responsabilidades e põe a culpa na mulher, semelhante a Adão? Ou o que assume a responsabilidade a ponto de dar a vida pela esposa semelhante a Cristo? Eu compreendo muito bem o marido que se esforça, mas muitas vezes não consegue, mas jamais poderia compreender aquele que não tenta.

            Se você é esposa e está lendo esse texto imaginando algo como “meu marido deveria ler isso”, vou lhe pedir que não marque ou encaminhe a ele como indireta, pois isso certamente ferirá a honra do seu marido. Mas com calma, ore, arrependa-se dos pecados que cometeu, livre-se de qualquer amargura, sente com seu marido e sugira a leitura do texto.

Willy Menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!