sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ter razão nem sempre resolve problemas


Já viajei muito com meu pai. E, em uma das viagens, na minha adolescência, lembro de ter me chamado atenção os caminhões que vinham na outra mão. Eu percebi que, algumas vezes, meu pai tinha que sair da mão que estávamos seguindo, e desviar para o acostamento. O objetivo dele era evitar algum tipo de acidente, pois os caminhões repetidamente invadiam a nossa mão enquanto ultrapassavam. Não lembro exatamente suas palavras, mas o que ele me ensinou com aquilo foi que permanecer na própria mão, apenas porque é nosso direito, não iria fazer evitar algum acidente, pelo contrário!

Por isso, querer ter razão nem sempre é a melhor opção. Em proporções diferentes, as vezes é necessário desviar para o acostamento a fim de manter a paz com outra pessoa. E isso me ressurgiu muito intensamente no casamento. Foi nesse contexto que ouvi a frase de um amigo: “você quer ser feliz ou ter razão? ”. Em certo sentido, a frase carrega uma boa intenção, embora uma opção não invalide, necessariamente, a outra. Mas a ideia é bem clara que, em muitas situações, não adianta discutir e ter razão quando, por outro lado, deixa triste o coração de quem se ama e, por consequência, o próprio.

Eu diria que vencer um argumento é até simples. Basta um pouco de estudo de retórica e lógica. O difícil é vencer o orgulho dentro de nós. Querer ter razão nem sempre é um sinal de ter a verdade, as vezes é muito mais indicativo de um coração orgulhoso. Quando vencemos um argumento simplesmente pelo desejo de estarmos certos, silenciamos e massacramos um coração. Por outro lado, quando há amor pela pessoa, os esforços não são concentrados em provar que se tem a razão, mas em quanto se quer o bem daquela pessoa. Quando o amor vence o ego, a última coisa que se deseja falar é: eu tinha razão ou eu avisei. Isso apenas mostra que ter razão não é tudo.

Por fim, se tratando de conflitos no relacionamento, sei que inúmeras vezes a pessoa que amamos precisa de disciplina. Sim, precisa que alguém lhe abra os olhos e lhe fale as verdades necessárias. Precisa ouvir com firmeza onde está errando e o que precisa mudar. Para estas ocasiões, permita-me propor: (1) organize de forma clara e lógica os pontos que você precisa falar. (2) não fale sem antes orar pela outra pessoa. (3) apresente caminhos melhores, ou seja, soluções práticas. (4) seja o maior encorajador dela. E caso ela não seja convencida, ore continuamente. Em outras ocasiões, principalmente em meio a discussões exasperada, talvez a melhor opção seja calar. É possível que você tenha uma bela experiência com Deus por meio da perseverança em oração. Muitas mudanças são frutos de um longo período de oração.

Willy Menezes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 Comentários:

Postar um comentário

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14-15

Volte sempre!