sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Lance fora o medo!
Quando ouvi esse trecho veio imediatamente no meu pensamento uma criança que rir, brinca e dança mesmo não tendo a certeza e entendimento de tudo; as vezes nem a certeza de que ficará em pé, ou incertos da provisão para casa, do que comer, vestir... mas tem a confiança por estar perto dos seus pais, e isso é tudo para eles.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Uma atitude: acolher
Sabe, perdemos muitas oportunidades de sermos melhores porque falamos muito o que não devemos falar... Julgamos muito, discutimos muito, criticamos muito, fazemos tantas outras coisas muito e fazemos menos aquilo que Deus nos ensina a fazer. É uma triste, mas verdadeira conclusão. Tá, e ficar triste não vai mudar absolutamente nada, é por isso que vim aqui e espero que tu saia também entendendo um pouco mais sobre isso (
sábado, 8 de outubro de 2011
Vivendo ou reagindo ... ?
Exatamente, é isso que eu quero que você descubra. Você está vivendo, ou apenas reagindo às situações do dia-a-dia, relacionamentos, ocasiões, acontecimentos, etc... ?
Em lágrimas (dela) ouço uma amiga falar de alguns problemas que vem acontecendo em sua vida; em comportamento tenso e estressante vejo uma consultora falando de problemas que vem acontecendo em seu trabalho; e ambiente tenso e difícil sinto algumas pessoas se comportanto e falando a respeito de sua igreja... Não há nada de errado nisso! Problemas pessoais acontecem, no trabalho diariamente, na igreja constantemente... O grande problema é que ultimamente nós não temos conseguido administrar e viver diante destas coisas, parece que não temos mais poder nenhum sobre nada, parece que tudo o que acontece no mundo toma conta da nossa vida, e faz o que quer. Mas não deve ser bem assim...
O problema é que todos os problemas tomam conta da nossa vida, não nos permitindo assim viver esta VIDA da melhor maneira, então eles fazem com que apenas venhamos a reagir aos problemas e acontecimentos. Passa-se muito tempo (ou quase todo o tempo) pensando em como solucionar tudo isso, em como caminhar em meio a estas situações. E isso não é errado. O errado é isso ser o tempo total e atenção total da nossa vida!
Não é se procurar uma vida sem problemas, ou defeitos; eles sempre existirão. Mas é determinar em sua vida e fazer real o propósito que tu tens aqui; e eu tenho certeza que o teu propósito não é viver reagindo aos problemas. A vida é muito mais, é bela, valiosa, importante... Então VIVA \o/ resolva seus problemas, mas não deixe que eles sejam a maior parte da tua vida, não deixe que eles te dominem.
Sabe uma outra coisa? ouvimos demais o que falam a nosso respeito e guardamos aquilo como verdadeiro, e as vezes sabemos até que não é verdadeiro, mas ficamos sentidos por aquilo... Se você sabe quem você é, ótimo! Seja o melhor que pode ser, e então não importa o que andam falando de você; se você, e as pessoas que você tem por perto (família e amigos fiéis) confiam e sabem quem você é, isto é o suficiente. (Mas conheça-se! pergunte quem você é, para que você está aqui, pertgunte se sua família te conhece e se você conehce sua família. Isto é fundamental pra que você não tenha este tipo de crise).
Muito do que sofremos e lamentamos como problemas é originado do que ouvimos dos outros. Mas veja só, será se tudo que falam realmente é verdadeiro? Se não for, vai se tornar real porque falaram? - há simplesmente alguns problemas despensáveis, que não é realmente necessário guardarmos. Lembra de uma coisa, você tem uma vida bela e tão especial pra viver. As vezes vivemos querendo nos justificar do que falam, provar ao contrário, e entre tantas coisas... Apenas reagimos aos problemas, apenas tentamos resolvê-los (e muitas das vezes de maneira errada). E o final? - Uma vida cansada, desgastada, estressante, complicada!
Poderia ser assim: acordar agradecer a Deus pelo dia, admirar a criação de Deus, ir às nossas atividades; tem problemas? administre-os, mas não deixe que tome conta da tua vida... Pessoas te decepcionam? ame-as, e saiba que seres humanos são fracos (e eu e você somos também e decepcionamos muitos. O pior, decepcionamos até nós mesmos...). Olhar para cada pessoa e saiba que todos tem seu valor, pode até não ter o que você mais quer, mas são valiosas, afinal, custou o sangue de Cristo. As pessoas precisam apenas ser amadas e trabalhadas, elas são espetaculares! Mas lembre, elas nunca serão melhores se não forem amadas e ensinadas ( e você tem parte nisso ). Se tiver que chorar, chore, e chore mesmo! Não tenha medo, não é errado não. Mas as lágrimas não serão a tua vida, não devem ser! Levante-se no outro dia e tens a oportunidade de fazer tudo melhor e acertar o que errou no dia que se passou. Olha que interessante, Deus nos dá mais uma oportunidade de sermos melhores e fazer o dia dos outros melhores também!
Se tão somente nós pudéssemos parar de falar mais, uma porcentagem grande de nossas situações se resolveriam, seríamos melhores em nossas vidas. Perceba: "A língua benigna é árvore de vida, mas a pervesidade nela deprime o espírito" Provérbios 15.4
Seríamos livres de tantas angústias que sofremos: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias." Provérbios 21:23
Olha só como é mais profundo do que imaginávamos: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." Provérbios 18:21
Sabe, temos que determinar em nossa vida, o tempo para vivê-la e ter prazer nela (não apenas reagindo). Temos que agir, tomar atitudes, decisões, colocar nossos sonhos em prática! Temos que ir à praia, caminhar descalço, conversar por hora com o amigo, desenhar como quando criança, escrever, cantar, correr na rua, banhar na chuva, visitar o amigo que há tempo não vemos, ir a um lugar que nunca foi, conhecer pessoas novas, participar de eventos diferentes, planejar o que desejamos alcançar, nos entusiasmar em conquistar os objetivos, amar a família, conversar com eles, observar as crianças, ouvir os idosos, ajudar a atravessar na faixa de pedestre, parar para que atravessem, participar de projetos sociais, ajudar alguém a ser melhor... entre tantas estas coisas, você pode fazer! Tenha parte nisso, viva isso!
Lembra, Deus é mestre em tudo isso, aprenda com Ele!
Willy Menezes, em 08/10/11.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Não tenho medo de chorar,
sábado, 27 de agosto de 2011
Não perca a graça,
terça-feira, 12 de julho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Temos medo de guerra,
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Resumo do que aconteceu na Itália no "Punto di Svolta"
segunda-feira, 2 de maio de 2011
JESUS em "miniatura"
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Vida simples
Quer falar de amor? aprenda com Deus! Amor não é gostar simplesmente, nem tão pouco apenas admirar uma pessoa. É isso que a humanidade precisa, é isso que eu preciso. Mas o homem tá a cada dia mais distante de Deus, como pode haver uma transformação? é preciso do amor. O pior sabe o que é ? é que simplesmente aqueles que estão "perto" ou são "ensinados" sobre esse amor, estão abandonando, ou vivendo superficialmente. E ainda pior, dizem em alto e bom tom: Eu amo! eu vivo este amor. Mas como, se não aprendeu ainda nem perdoar? - Se não aprendeu a aceitar uma pessoa apesar das diferenças? como existe amor? tá, existe, apenas na palavra, não além da escrita. Sempre deixe as pessoas com palavras amorosas e perdão. Pode ser a última vez que você as vê. Não teria dor tão grande quanto o arrependimento por não ter sido melhor, e querer voltar atrás para fazer diferente, mas não poder fazer mais nada. Afinal, depois da morte, pouco adianta palavras bonitas, a pessoa que se foi não vai entender nada, por isso, faça o melhor que puder enquanto se pode fazer, ame!
Não se preocupe em dar o melhor de si mesmo, isso nunca será em vão. Em vez de criar expectativas naquilo que se vê, crie expectativas no Criador de todas as coisas, Ele nunca irá te frustrar. E diga, ainda mesmo que a figueira não floresça, você se alegrará n'Ele. Isso é difícil, mas é a maior felicidade do mundo ter essa certeza Tire um dia para caminhar na praia, no campo, na BR, na beira do rio, em qualquer lugar... E pense, reflita, respire um ar natural. A liberdade é também poder fazer isso. Converse com os velhinhos, temos muito que aprender com eles, observe as crianças, há tantos mistérios que precisamos entender com elas. Abrace, sorria! Ame a Deus acima de todas as coisas e o resto você poderá fazer de tudo! Sim, se você ama a Deus irá fazer coisas que O agrada! o amor a Deus em primeiro lugar. Não esqueça Ajude a velhinha a atravessar a rua! isso é tão bom e gratificante. As vezes deixamos isso passar despercebidos, ou por medo, ou falta de prática!
É, tenha uma vida prática. Viva uma vida simples, descomplicada! Observe a natureza de Deus e O adore ! Aproveite o ar, a chuva, a natureza, o sol, a lua, o vento, o mar... Seria uma tristeza passar por essa vida e não desfrutar das coisas que Deus nos deixou para cuidar. Bem lembrado, cuide da natureza! você será recompensado! Sim, você pode viver uma vida simples e descomplicada mesmo com a tantas coisas para fazer! Não deixe essas coisas dominar tua vida, seria um desastre isso. Domine! Abra mão! Arrisque. Afinal, arriscar é uma das coisas que temos que aprender, sim, arriscar em coisas boas, em coisas que não fazemos no nosso dia a dia por conta da correria. Outra coisa, veja como você reage às situações, isso faz a grande diferença! Pode mudar teu dia para melhor ou péssimo, e pode mudar a vida de outras pessoas. Dê sempre o seu melhor. Reaja da melhor forma, com amor, e em amor. Não se irrite com a chuva, ela não tem culpa de cair no dia que você espera o grande sol, ou quando você não espera nada. E como Bial falou: Use protetor solar. Bom, ao fim: ame, no verdadeiro amor! Aprenda com Deus e sua natureza!
Willy Menezes
sexta-feira, 11 de março de 2011
Modelo Social do Antigo Testamento (Estudo 03)
sexta-feira, 4 de março de 2011
Em nosso dia-a-dia :D
Acontece que definimos muitas vezes o tempo que teremos disponível a Deus e até mesmo as atividades ou obras que faremos para Ele, do começo do dia ao fim. E muitas vezes a nossa vida segue uma rotina e acaba ficando sem sentido, ou cansativa (sem contar que isso gera uma série de atividades diárias, e cremos que por estas atividades estamos agradando a Deus, e esquecemos de um tempo de intimidade maior). Entretanto, Deus nos quer como mensageiros pessoais d'Ele. Ou seja, Ele é quem defini o tempo, a obra, o momento e como fazer, somos somente instrumentos. Ele é quem define, e cabe a nós estarmos disponíveis todos os dias, em todas as horas. Este é o difícil! Estar à disposição de Deus a todos os momentos, e não apenas nos momentos que definimos.
Willy Menezes - 04/03/2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Modelo Social do Antigo Testamento (Estudo 02)
Perdemos a nossa cosmovisão cristã!
Falamos no estudo anterior que o motivo da humanidade estar dessa forma que se encontra hoje, que mesmo como a África do Sul, 80% cristã, ou o Dallas sendo a cidade mais evangélica, ainda assim tem muita carência na área da saúde, educação, justiça, etc... O motivo foi revelado: “A devastação que você está vendo é o produto do abandono da Verdade bíblica completa. Pregaram apenas a salvação, como se fosse minha única mensagem”
Mas talvez nos perguntem: Qual o problema com o evangelho da salvação? Claramente nenhuma! Não há nada de errado com a parte do evangelho que se trata da salvação. Mas, como evangélicos, temos falado sobre a mensagem da salvação, ser nascido de novo, sobre se converter, sobre salvação em Cristo, como se a experiência da salvação fosse a única mensagem bíblica.
Jesus ensinava que a única maneira de se entrar no Reino dos Céus era por meio d’Ele, mas, sempre colocava a salvação dentro do contexto da mensagem completa do Reino dos Céus. Muitos trabalhos missionários pelo mundo têm sido dominados pelo conceito da salvação como sendo nosso único objetivo.
É como se tivéssemos pegado a mensagem integral ensinada no Antigo e no Novo Testamento e a reduzido a uma mensagem a respeito do ponto de entrada do Reino. O inicio se tornou o alvo: salvação!
Queremos que as pessoas sejam salvas, depois queremos vê-las na igreja, depois disso voltamos para a “missão” porque já cumprimos em uma vida, este tem sido nosso conceito de missão, isto é, evangelização. Quando um povo ouve nossa mensagem e quando igrejas são implantadas, sentimos que nossa tarefa foi cumprida.
A mensagem que transformou as culturas ocidentais e construiu nações com valores cristãos sólidos, não foi o evangelho da salvação, mas sim, o evangelho da Reino, incluindo a salvação.
O pensamento cristão dividido
Através dos últimos dois séculos os cristãos, em especial os evangélicos tem desenvolvido uma visão dividida do mundo. Este pensamento dicotômico domina a maior parte do cristianismo.
Esta doutrina foi desenvolvida da seguinte forma: uma parte da igreja era de opinião de que a salvação era por conta de Deus, portanto, a responsabilidade da Igreja era de cuidar das necessidades básicas do homem, como alimento, vestuário, abrigo, saúde, etc...
A outra parte da igreja não concordou com esta visão, pois dizia que somente a alma do homem e a vida eterna tinham valor, portanto, o objetivo desse grupo se concentrava na salvação do homem.
Aqueles que achavam que a função principal da Igreja era somente a salvação dos homens se tornaram conhecidos como evangélicos e começaram a se referir aos membros do outro grupo como liberais.
Os evangélicos se preocupavam com assuntos eternos e espirituais e pregavam a mensagem espiritual da salvação e se concentravam em assuntos sagrados. Os liberais preocupados com os assuntos do dia-a-dia. E na opinião dos evangélicos, pregavam o evangelho social e estavam mais preocupados com os assuntos seculares.
Essa cosmovisão aumentou com ênfase crescente na volta imediata de Jesus e o conceito de que tudo que era secular iria para o inferno.
O evangelho dividido:
Espiritual ------Material
Salvação-----------Social
Eterno------Temporário
Celestial--------- Terreno
Evangélico--------Liberal
Sagrado----------Secular
Acaba acontecendo que ambos os lados estavam certos e errados em determinados pontos.
Perdemos nossa Missão!
Há um ensinamento muito importante. Quando alguém lhe pedir para fazer um trabalho, sempre pergunte como deve ficar o trabalho depois de concluído para que seja considerado um trabalho bem feito. É impossível fazer bem feito aquilo que você não entende. Se a Igreja deve fazer aquilo que Jesus nos deixou para fazer, devemos saber qual é o trabalho e como deve ficar depois de concluído.
Ao final de Sua vida, Jesus fez a seguinte oração: “(Pai,) Eu te glorifiquei na Terra, completando a obra que me deste para fazer”
Ele sabia quais eram esses objetivos e os cumpriu. Muitas vezes, nós, como servos de Cristo não sabemos qual é a nossa tarefa.
Qual é o trabalho da Igreja?
Como sabem se cumprimos o trabalho? Como podemos avaliar e medir a obediência dessa geração como Corpo de Cristo? Quais são os nossos objetivos específicos e como podemos desenvolver estratégias e avaliar seu valor?
As respostas para estas perguntas são a chave para a transformação de uma igreja enorme em uma Igreja de influência no Século XXI.
Uns dizem que é salvar e fortalecer mundialmente a Igreja, outros se preocupam mais com as necessidades materiais. Mas o que Deus diz? O que a Bíblia nos ensina sobre o mandamento para nossa existência nesse planeta? Se soubermos o que a Palavra de Deus diz, poderemos construir o nosso futuro numa base sólida.
Nos dias de Paulo existia aproximadamente uma igreja para cada 400 ou mais povos que necessitavam ser alcançados. Hoje, existem mais de 400 igrejas para cada tribo não-alcançada. Na primeira geração da Igreja, havia um cristão para cada sete não-alcançados. Hoje, existem sete cristãos para cada pessoa que nunca ouviu falar do evangelho.
A Igreja de hoje tem se preocupado muito com missões, em alcançar estes povos, em implantar igrejas. Mas, e quanto a ensinar, abençoar e discipular todas as nações? Estamos trabalhando nisso?
Como fica uma nação depois de discipulada? – Podemos até não saber o que significa discipular uma nação, mas sabemos o que isso não significa. É só olhar para o Dallas, Malaui, ou Ruanda...
O pesquisador cristão George Berna diz que, nos Estados Unidos, não existe “diferença significativa” entre o comportamento das pessoas que se dizem “nascidas de novo” e as que não. Evangelistas muçulmanos na África perguntam: “O que o Cristianismo faz pelas pessoas?”. A resposta, é: nada. As igrejas crescem e mais pessoas são salvas, e não estamos desmerecendo a salvação, ela é o começo, mas os cristãos param por ai. Nada muda, eles continuam pobres, enfermos, analfabeto e vivendo em meio ao caos político e econômico.
Precisamos reagir e aprender a pensar como Jesus. Temos de ser tudo o que Ele sempre teve a intenção de que a Igreja fosse.
A pergunta é: “Como?”
Willy Menezes
Postado e disponibilizado em: http://www.willymenezes.blogspot.com
Modelo Social do Antigo Testamento – Estudo das Páginas 27 a 39.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Modelo Social do Antigo Testamento (Estudo 01)
Estudo extraído a partir do livro: Modelo Social do Antigo Testamento - Landa Cope
Quero convidar você a juntamente comigo estudar e entender os princípios de Deus para discipular as nações, uma visão resgatada. Iremos entender um pouco do que estamos perdendo na pregação do evangelho, o que deixamos de pregar como evangelho do Reino. Entender um pouco da sociedade de hoje e o papel dos cristãos como influenciadores que devem ser em um contexto geral da vida e para com a sociedade. Será uma série de estudo que faremos juntos, faça parte dessa descoberta! Boa jornada nessa descoberta!
Redescobrindo Princípios de Deus para Discipular as Nações
Vamos redescobrir uma fé que influencia nossas idéias e ações em áreas da sociedade, como Governo, Comunicação, Economia, Educação, Família, etc... Pontos que ao que parece, foi esquecido pela igreja do século XXI.
Através da história, vemos que os cristãos influenciavam, pela sua forma de pensar e agir, as comunidades e nações nas quais viviam. Acreditamos que falta esse tipo de influencia na vida cristã de hoje e gostaríamos de descobrir o porquê.
No livro “O modelo Social do Antigo Testamento” conta o seguinte fato, em que foi mencionada uma análise sobre a influência cristã diante da comunidade. Diz que os “evangélicos” acreditam que são capazes de influenciar para melhor a comunidade onde vivem. Esta é a idéia que talvez cremos.
Se eu perguntasse a você se os cristãos influenciam a comunidade onde vivem, qual seria a resposta? – Independente de qual seja, quero lhe mostrar algo.
Foi definida “evangélica” como a comunidade que possui a maior porcentagem de cristãos que freqüentam a igreja protestante regularmente. (Por sinal, uma boa definição conservadora para “evangélica”).
De acordo com essa definição, Dallas, no estado do Texas, era a cidade mais evangélica dos Estados Unidos naquela época. Dallas possui milhares de igrejas e a grande maioria está lotada.
No documentário o jornalista propôs uma análise dos índices sociais daquela cidade para descobrirmos a “bênção cristã”, na prática, daquela cidade.
Foram apresentados estudos e estatísticas variadas que incluíram crime, segurança nas ruas, justiça, sistema de saúde, índice de mortalidade, educação, empregos, ajuda aos desabrigados, economia, etc... Nada satisfatório para a cidade evangélica.
Ao fim, procuraram os líderes cristãos daquela cidade e perguntaram a respeito destes dados apresentados. Todos, sem exceção responderam a mesma coisa: “Isso não é problema meu, sou um líder espiritual”.
Segundo Landa Cope em seu livro, diz: É necessário somente 20% de uma sociedade com o mesmo ideal para que possa influenciar e até liderar os outros 80% numa determinada direção.
Os valores bíblicos, na sua essência e verdade não estão sendo aplicados hoje pelos cristãos, portanto, não há influência como no princípio e como realmente devemos influenciar.
Como ficam os argumentos e índices missionários sobre a África do Sul, onde se diz que 80% da população é cristã? África como o continente mais evangelizado? Com grande número de igrejas?
Alguns destes países estão mais pobres e com problemas depois que o evangelho chegou. Este é o impacto causado pelo cristianismo? Tenho certeza que não. E então, onde erramos?
Deus deu uma revelação a Landa Cope que registra em seu livro o seguinte: “- A devastação que você está vendo é o produto do abandono da Verdade bíblia completa. Pregaram apenas salvação, como se fosse minha única mensagem.”
Pense, reflita. O que temos pregado como evangelho? O que temos vivido como pessoas que seguem a Cristo? - Será que é satisfatório o que vemos hoje, como por exemplo, a cidade mais "evangélica"? - Será que é este o trabalho feito? a nossa missão cumprida? - Será que Deus não se importa com a saúde, educação, economia? - Se importa, porque as coisas pioram? - Precisamos rever nossos princípios e entender um pouco mais do que a mensagem de Deus nos diz. Deus se importa com cada área da nossa vida, o problema é que não anunciamos e não colocamos em prática o restante de toda a mensagem de Deus. Pessoas estão sendo salvas, mas será que é apenas isso que Deus quer? - Deus quer o melhor para nós! A salvação é a entrada no Reino, mas há muita coisa de Deus para nós! - Poderíamos influenciar de maneira muito positiva se colocássemos em prática o que Deus nos fala, por completo, assim, muitas outras pessoas seriam alcançadas pelo povo através da influência positiva diante da sociedade, economia, saúde, educação.
Até o próximo estudo.
Em Cristo,
Willy Menezes